top of page
  • Foto do escritor3dds

Como criar uma maquete eletrônica em 5 passos fáceis - Do Zero



Primeiro precisamos entender o que é uma maquete eletrônica e por que ela é útil em projetos de construção, reforma ou decoração.


Uma maquete eletrônica é um modelo digital de um edifício, uma estrutura ou um ambiente. Ela é criada usando um software de modelagem 3D e um renderizador, que permitem que o usuário crie e edite o modelo em um computador e gere imagens ou animações.

As maquetes eletrônicas são úteis em projetos de construção por várias razões. Em primeiro lugar, elas permitem que os projetistas, engenheiros, arquitetos e decoradores vejam o que o projeto final vai parecer antes mesmo de começar a construção, reforma ou decoração. Isso pode ajudar a identificar problemas de projeto no início, economizando tempo e dinheiro ao longo do processo. Além disso, as maquetes eletrônicas podem ser facilmente compartilhadas com clientes e outros membros da equipe, o que facilita a comunicação e a colaboração.

Outras vantagens das maquetes eletrônicas incluem:

  • Maior precisão: as maquetes eletrônicas permitem que os projetistas incluam medidas precisas e detalhes técnicos, o que pode ser difícil de fazer em uma maquete física.

  • Alterações fáceis: se o projeto precisar ser alterado, é muito mais fácil fazer alterações em uma maquete eletrônica do que em uma maquete física.

  • Visualização em 3D: muitos softwares de maquete eletrônica oferecem recursos de visualização em 3D, o que permite ver o projeto de vários ângulos e em diferentes etapas de construção.

  • Economia de tempo e dinheiro: criar uma maquete eletrônica geralmente é mais rápido e mais barato do que criar uma maquete física.

Tendo isso em mente vamos os 5 passos:


Passo 1 - Escolha um software de maquete eletrônica

  1. Escolha um software de maquete eletrônica: Existem várias opções de software de maquete eletrônica disponíveis, cada uma com suas próprias características e funcionalidades. Algumas opções populares incluem o SketchUp, o AutoCAD Architecture e o Revit. Certifique-se de escolher um software que seja adequado para o seu projeto e que você se sinta confortável usando. Alguns fatores a considerar ao escolher um software incluem o nível de detalhamento que você precisa, o tipo de projeto que está trabalhando (por exemplo, edifício residencial ou comercial), e o orçamento disponível.

  2. Baixe e instale o software: Depois de escolher um software, baixe e instale-o em seu computador. Siga as instruções do fabricante para fazer isso corretamente.

  3. Explore o software: Depois de instalar o software, explore suas ferramentas e recursos. Alguns softwares de maquete eletrônica oferecem tutoriais ou guias de início rápido para ajudá-lo a começar.

  4. Se não souber por onde começar no software pode procurar por tutoriais na internet ou comprar um curso, indicamos alguns bons curso no site na seção de "cursos indicados"

Passo 2 - Crie um plano básico da sua maquete

  1. Agora que você tem um software de maquete eletrônica instalado e está pronto para começar a trabalhar em sua maquete, o próximo passo é criar um plano básico. Isso pode incluir paredes, portas, janelas e outros elementos estruturais.

  • Adicione paredes: Comece adicionando paredes à sua maquete. Alguns softwares de maquete eletrônica oferecem ferramentas de desenho que permitem desenhar paredes livremente, enquanto outros oferecem opções pré-definidas (como paredes retas ou em L).

  • Adicione portas e janelas: Depois de adicionar as paredes, adicione portas e janelas à sua maquete. Muitos softwares de maquete eletrônica têm uma variedade de opções de portas e janelas pré-definidas que você pode adicionar à sua maquete.

  • Adicione outros elementos estruturais: Dependendo do projeto, você pode querer adicionar outros elementos estruturais à sua maquete, como vigas, colunas ou escadas. Novamente, muitos softwares de maquete eletrônica oferecem opções pré-definidas que você pode adicionar à sua maquete.

Passo 3 - Adicione detalhes a sua maquete

  1. Agora que você tem o esqueleto básico da sua maquete, o próximo passo é adicionar detalhes. Isso pode incluir móveis, eletrodomésticos e acabamentos.

  • Adicione móveis: Adicione móveis à sua maquete para dar um toque de personalidade e torná-la mais realista. Muitos softwares de maquete eletrônica oferecem uma variedade de móveis pré-definidos que você pode adicionar à sua maquete, ou você pode criar seus próprios móveis usando as ferramentas de modelagem do software.

  • Adicione eletrodomésticos: Adicione eletrodomésticos à sua maquete para torná-la ainda mais realista. Novamente, muitos softwares de maquete eletrônica oferecem opções pré-definidas de eletrodomésticos que você pode adicionar à sua maquete.

  • Adicione acabamentos: Por fim, adicione acabamentos à sua maquete, como pisos, cor e texturas nas paredes e tetos. Isso ajudará a dar à sua maquete um aspecto mais finalizado e realista.

Passo 4 - Explore as opções de visualização da sua maquete

  1. Agora que sua maquete está começando a ficar pronta, é hora de explorar as opções de visualização disponíveis no seu software de maquete eletrônica. Isso pode incluir recursos de visualização em 3D e de realidade virtual, o que pode ajudar a dar vida à sua maquete.

  • Visualização em 3D: Muitos softwares de maquete eletrônica oferecem recursos de visualização em 3D, que permitem ver o projeto de vários ângulos e em diferentes etapas de construção. Isso pode ajudar a identificar problemas de projeto e dar uma ideia mais clara de como o projeto final vai ficar. São os chamados "renders"

Render é o processo de produzir uma imagem ou vídeo final a partir de um modelo 3D ou maquete eletrônica. Ele envolve aplicar materiais, luzes e outros elementos ao modelo para torná-lo o mais realista possível. O resultado final do processo de render é uma imagem ou vídeo que parece muito real e "fotográfico".

O processo de render pode ser bastante complexo e exigir muito poder de processamento, dependendo do tamanho e do detalhamento do modelo. Alguns softwares de maquete eletrônica oferecem opções de renderização em tempo real, o que permite ver as alterações no modelo imediatamente, enquanto outros exigem que o usuário inicie explicitamente o processo de renderização.

  • Realidade virtual: Alguns softwares de maquete eletrônica também oferecem opções de realidade virtual, o que permite "entrar" na maquete e explorá-la como se estivesse lá pessoalmente. Isso pode ser uma ótima maneira de mostrar o projeto a clientes ou outros membros da equipe.

Passo 5 - Salve e compartilhe a sua maquete com outros

  1. Depois de adicionar todos os detalhes e explorar as opções de visualização da sua maquete, o próximo passo é salvá-la e compartilhá-la com os outros. Isso pode ser feito de várias maneiras, dependendo do software de maquete eletrônica que você está usando.

  • Salve a maquete: Salve sua maquete no seu computador para que você possa continuar a trabalhar nela mais tarde. Isso geralmente envolve selecionar "Salvar" ou "Salvar como" no menu do software e escolher onde deseja salvar o arquivo.

  • Compartilhe a maquete: Dependendo do software de maquete eletrônica que você está usando, você pode ter a opção de compartilhar através de um link a maquete com outras pessoas. Ou ainda você pode salvar os renders gerados e postar em suas redes sociais ou enviar para seus clientes por e-mail.

Conclusão

A criação de uma maquete eletrônica é uma ótima maneira de visualizar e planejar projetos de construção de maneira precisa e detalhada. As imagens geradas são fundamentais para a divulgação de venda de todo tipo de imóvel ou ideia.

Com o tempo e a prática, é possível dominar a criação de maquetes eletrônicas e usá-las para ajudar a planejar projetos de construção de maneira eficiente e precisa, gerando imagens lindas e experiências imersivas de cair o queixo.


Para você que esta começando:

  • Não tenha medo de começar: A criação de maquetes eletrônicas pode parecer intimidadora no começo, mas não tenha medo de mergulhar e começar a aprender. O processo de aprendizado é gradual e, com o tempo e a prática, você vai se sentir mais confortável usando o software.

  • Explore as opções de aprendizado: Existem muitas opções de aprendizado disponíveis para quem quer começar a trabalhar com maquete eletrônica, incluindo tutoriais online, guias de início rápido e cursos presenciais ou online. Escolha o método que mais se adequa ao seu estilo de aprendizado e ao seu orçamento.

  • Seja persistente: A criação de maquetes eletrônicas exige tempo e dedicação, e é normal que você encontre obstáculos e desafios ao longo do caminho. Mas não desista! Seja persistente e continue aprendendo e praticando até que consiga atingir a excelência.

Desejamos muito sucesso!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page